Em virtude do crescimento no faturamento das empresas surge a necessidade do aprimoramento das técnicas e ferramentas de trabalho adaptadas às perspectivas dos clientes que se utilizam dos produtos e serviços por ela ofertados. “ Os clientes retornam quando estão satisfeitos com a experiência que tiveram e com a qualidade do serviço ou produto que receberam”. Construindo uma Cultura Magnética de Kevin Sherida, página 12; DVS Editora; São Paulo, 2013.
No ramo agropecuário cresce a cada dia a demanda por novas tecnologias. Em face aos mecanismos de resistência das plantas a determinadas doenças o agricultor procura alternativas de produtos com um bom custo benefício e com diferente princípio ativo a fim de controlá-las da melhor forma possível. Para acompanhar esta demanda o técnico de campo deve estar munido de um arcabouço de informações que ofereçam alternativas apropriadas sob o ponto de vista econômico & ambiental com produtos que tenham eficiência comprovada e o registro liberado no Ministério da Agricultura para a cultura alvo. O que ocorre é que nem sempre as empresas atuam desta forma, propondo ao agricultor um pacote tecnológico que contempla o maior número de aplicações de defensivos possíveis para as culturas. Essa estratégia de mercado é mais evidenciada em sistemas que não são regidos pelas leis cooperativistas, como por exemplo, as cerealistas, que introduzem o sistema de comissões sobre as vendas a seus colaboradores, que quanto mais vendem, mais recebem. Muitos produtores, reféns dessa forma de comercialização, embarcam em expectativas de altas produtividades reforçado por interesses econômicos imediatistas, preterindo a recomendação do corpo de apoio técnico da cooperativa, e o resultado, em muitas ocasiões, é frustrante.
Para os cooperados, é notória a diferença das áreas assistidas pelo técnico de campo e as áreas onde as visitas não ocorrem. Quando o produtor dispõe de tempo e conhecimento para o acompanhamento no campo essa diferença se atenua, mas nem por isso ela é dispensável em virtude das extensões de áreas a serem monitoradas. Nesse caso, nem sempre o produtor encontra tempo para cobrir todo o campo. Para os produtores tecnificados que administram sua propriedade como uma empresa, com registro das atividades como: histórico de plantio, aplicações de defensivos e insumos, custos com maquinário, mão de obra etc, é fácil diagnosticar as vantagens do apoio técnico de campo. No entanto, nem sempre as coisas funcionam dessa forma e os potenciais entrantes- cerealistas de outras localidades- conseguem abarcar parte dos agricultores de nossa região com propostas de preços de insumos menores dos comercializados pela Cooperativa, porém sem oferecer-lhes outros serviços como: o monitoramento técnico de lavouras, distribuição de sobras em cota capital, abertura de crédito agrícola, apoio com palestras técnicas, entre outras vantagens somente ofertadas no sistema cooperativista.
Para nós da Cooperante existe um lema que revela nossa filosofia de trabalho e nosso dever como Cooperativa, e ele está estampado nos corredores de nossa sede. Aqueles que a visitam podem vislumbrar a frase “crescendo com você”, que significa que a cada passo dado pelo produtor rumo ao crescimento, seja econômico, seja tecnológico, é nosso dever acompanhá-los ofertando o que há de melhor em nosso setor. Isso só é possível graças aos Técnicos de Campo que a Cooperante dispõe hoje.